top of page

Endometriose infiltrativa: tenho que fazer colonoscopia?

Mulheres que sofrem com endometriose infiltrativa profunda muitas vezes ficam sem entender se precisam fazer colonoscopia. Então, qual é o papel desse exame para a paciente com endometriose intestinal?


De fato, se a endometriose é uma doença eminentemente ginecológica e a colonoscopia é um exame de avaliação do intestino, algumas pessoas podem ficar confusas sobre qual a relação entre eles.


Entenda a endometriose infiltrativa

Como pudemos ver em posts anteriores aqui no blog, a endometriose é uma doença benigna, em que a estrutura que normalmente reveste a cavidade uterina, o endométrio, passa a ser encontrado em outras partes do corpo. Esse problema é dependente dos ciclos hormonais nas mulheres e os focos podem acometer:

  • Ovário

  • Útero

  • Bexiga

  • Ureteres

  • Intestino (em muitos casos)

A proximidade anatômica entre o sigmoide e o reto e as estruturas pélvicas da mulher, além da participação da gravidade, permitem que os focos de endometriose se concentrem mais comumente nesses órgãos.


Todavia, pontos como o apêndice, ceco e intestino delgado também são invadidos, mas, ao contrário dos cânceres de cólon, a doença vem de fora para dentro.


Então, a mucosa é a última parte do intestino a manifestar alterações e, assim, era de se esperar que a colonoscopia não fosse ajudar muito, mas é aí que muitos se enganam.


Relação entre endometriose e colonoscopia

Para entender a relação entre endometriose infiltrativa e colonoscopia, é importante ressaltar que, não apenas esse exame é importante, como o ideal é que seja realizado pelo próprio coloproctologista que vai participar da cirurgia de endometriose.

A colonoscopia pode ser uma aliada na abordagem da endometriose infiltrativa
A colonoscopia pode ser uma aliada na abordagem da endometriose infiltrativa

Importância da colonoscopia na endometriose

  • Ajuda na definição do grau de invasão do órgão, contribuindo na programação para a operação.

  • Permite que, em uma pessoa com a mucosa do intestino doente pela endometriose existe, haja maior chance de que um segmento intestinal tenha que ser removido.

  • Contribui para a exclusão de outras doenças que podem influenciar na decisão cirúrgica.

  • Ajuda no diagnóstico de um pólipo, câncer ou doença inflamatória do cólon, o que muda completamente o raciocínio do caso.

Outros benefícios da colonoscopia

A colonoscopia para abordagem da endometriose profunda é um exame dinâmico, e o aparelho transmite ao médico as alterações visuais e estruturais da anatomia próxima ao intestino. Isso inclui:

  • Aderências

  • Anulações

  • Massas que comprimem os órgãos

Em outras palavras, estar bem preparado ao se iniciar uma operação permite que haja menos chance de se precisar de um recurso ou aparelhagem e não tê-los à mão. Além disso, a possibilidade de orientar bem o paciente sobre o que será realizado ajudará no entendimento e aceitação das consequências de um ato cirúrgico.


Conclusão

Até bem pouco tempo, a colonoscopia era tida como um exame dispensável na avaliação dos pacientes com endometriose, entretanto, esse raciocínio tem sido modificado pela formação de equipes multidisciplinares de tratamento do problema.


Por isso, procure sempre se informar bem sobre a sua doença. Ninguém está mais interessado em sua melhora do que você mesmo, não é mesmo?


Até!

Comments


bottom of page