Hidradenite supurativa ou acne inversa: O que fazer quando surgir essa lesão na pele?
- Dr. Bruno Giusti Werneck
- há 5 dias
- 3 min de leitura
A hidradenite supurativa, também chamada de acne inversa, é uma doença inflamatória das glândulas sudoríparas apócrinas – ou seja, as glândulas que liberam suor nos folículos pilosos.
Esse problema não apresenta causa específica e é considerado multifatorial, podendo ser influenciado por fatores como:
Predisposição genética
Alterações hormonais
Pressão alta
Obesidade
Dislipidemias (alterações no colesterol)
Resposta inflamatória orgânica inadequada
Além disso, fatores externos podem influenciar o surgimento da acne inversa, como:
Tabagismo
Atrito (de roupa, por exemplo)
Uso de medicações (por exemplo, isotretinoína, contraceptivos e lítio)

Características da hidradenite supurativa ou acne inversa
Como a hidradenite supurativa ou acne inversa surge
As lesões da hidradenite supurativa decorrem da oclusão folicular, associada ao aumento da pressão no folículo piloso e à sua consequente dilatação e ruptura. O extravasamento (saída) do conteúdo gera uma reação inflamatória que se torna exacerbada e persistente. Isso culmina na formação de abscessos e fístulas.
Quem costuma ter hidradenite supurativa ou acne inversa
A acne inversa inicia-se após a puberdade, principalmente em adultos jovens. Ela é mais frequente em mulheres, mas em homens, o problema costuma ocorrer em torno dos 50 anos. Além disso, a literatura médica indica que pessoas afro-americanas e hispânicas são mais afetadas.
Características clínicas da hidradenite supurativa
A principal característica da hidradenite é a inflamação, que se manifesta de forma aguda, às vezes com formação de abscessos e infecções cutâneas. Os principais sintomas da hidradenite supurativa são:
Lesões inflamatórias recorrentes, no mesmo local (mais que duas vezes em seis meses)
Lesões nodulares, fistulizantes e cicatrizes deformantes (atrofias ou queloides)
Localização em axila, virilha, perianal, nádegas e dobras

Regiões do corpo mais afetadas pela hidradenite supurativa ou acne inversa
O maior problema é o processo inflamatório recorrente. Essa constante inflamação e cicatrização culminam na formação de cicatrizes que deixam a região com aparência deformada, causando:
Restrição de movimentos
Perda de qualidade de vida
Retração social
Existem outras complicações clínicas que podem ser encontradas nos pacientes, mas que não estão diretamente ligadas à hidradenite supurativa, como:
Obstrução linfática
Anemia
Amiloidose (“depósito de proteínas”)
Câncer de pele
Depressão
Artropatias (problemas nas articulações)
Osteomielites (infecção séria do tecido ósseo)
Diagnóstico da acne inversa
O diagnóstico de acne inversa é predominantemente clínico, uma vez que é possível visualizar lesões típicas no mesmo local, associadas ao processo frequente de inflamação e cicatrização.
Não existe exame laboratorial que defina a doença. Alguns exames, inclusive de imagem, como a ultrassonografia, podem ajudar a avaliar os processos inflamatórios, determinando seu tipo, as bactérias envolvidas e a exclusão de diagnósticos alternativos.
Tratamento da acne inversa
O tratamento depende do estágio e da gravidade da doença, e há classificações que ajudam o médico a indicar a melhor opção. Por se tratar de uma doença que acomete os folículos pilosos, ela tende a ser difusa, e o tratamento irá buscar:
Minimizar o processo inflamatório/infeccioso
Evitar as complicações cicatriciais definitivas
Tratar as complicações em casos inevitáveis
A primeira abordagem deve ser não medicamentosa, com higiene local, de forma suave, sem excesso de atrito. É muito importante que o paciente:
Deixe a região livre de umidade excessiva
Mantenha a área ventilada
Suspenda o uso de produtos que obstruam os folículos
Evite usar roupas de materiais sintéticos
Use curativos absorventes em feridas muito secretivas
O tratamento clínico utiliza antibióticos orais ou tópicos, a isotretinoína e, em último caso, drogas biológicas anti-fator de necrose tumoral como o adalimumabe. A escolha varia conforme a gravidade da doença e só pode ser indicada pelo médico coloproctologista.
A drenagem do pus acumulado pode ocorrer espontaneamente, mas a cirurgia de drenagem é indicada para as complicações, como a formação de abscesso. O procedimento ajuda na correção ou ressecção de cicatrizes viciosas.
A hidradenite supurativa ou acne inversa é uma doença complexa que deve ser tratada por equipe multidisciplinar experiente. Ou seja, nunca se automedique!




