top of page

Quando devo procurar um coloproctologista durante a Pandemia do novo Coronavírus?

Em um período de incertezas, durante a epidemia de infecção pelo novo coronavírus, muitos pacientes se perguntam quando devem sair do seu isolamento social e procurar um coloproctologista?

Não existe resposta simples para esta pergunta. Os órgãos oficiais de saúde recomendam que consultas de rotina ou por queixas leves, devem esperar a passagem da pior fase da epidemia.

Todavia, quando o paciente possui queixas que interferem na sua vida, suspeita de doenças graves ou mesmo quando não possam sanar suas dúvidas à distância por outras vias, a consulta médica é imprescindível.

Neste momento, os pronto atendimentos estão muito cheios de pacientes com queixas relacionadas à COVID 19 e uma visita desnecessária à medicina de urgência pode aumentar o risco de um paciente se infectar.

Vários médicos estão mantendo seu atendimento para ajudar a resolver esta demanda. Sendo assim, se você tem queixas intestinais ou anais e não apresenta sinais ou sintomas infecciosos respiratórios, o melhor lugar para o atendimento é o consultório.

Queixas como: sangramento intestinal, dor anal recorrente, intensa e persistente, inchaços anais, dores abdominais, alteração do intestino repentina, distensão abdominal e tumores palpáveis são queixas que não devem esperar para serem avaliadas.

Lembre se conferir se as medidas de precaução de contato e infecção estão sendo seguidas pelo profissional e funcionários da clínica:

Uso de máscaras e protetores pelos funcionários, álcool em gel para higienização, barreiras protetoras e distanciamento pessoal devem ser obedecidos.

Exemplo de equipamento de proteção individual

Exemplos de uso de equipamento de proteção individual

Medidas de distanciamento e proteção de barreira

Seguindo estas instruções simples, o risco de transmissão será minimizado e todos estarão mais protegidos.

Grande abraço e saúde!

Comments


bottom of page