Doença de Crohn: Sintomas, diagnóstico e tratamento
- Dr. Bruno Giusti Werneck
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Uma das principais doenças inflamatórias intestinais é a Doença de Crohn, um processo inflamatório que pode acometer todo o trato gastrointestinal, da boca ao ânus. Geralmente, esse problema é mais comum nas seguintes partes:
Porção final do intestino delgado (íleo)
Intestino grosso
Ânus
Uma característica importante dessa doença inflamatória intestinal é a profundidade do acometimento da parede do intestino, que costuma ser atingida em todas as suas camadas. Isso leva à destruição da superfície absortiva do órgão (mucosa) e posteriormente até a perfuração.
Causas e sintomas da Doença de Crohn
Por causa da variedade de locais que podem ser acometidos no trato gastrointestinal, os sintomas da Doença de Crohn podem variar muito. Ou seja, os sintomas desse problema vão depender da região afetada.
A Doença de Crohn é mais comum em pessoas entre 15 e 35 anos de idade. A doença não possui causa conhecida e é considerada multifatorial, com os seguintes fatores influenciando seu surgimento:
Imunológicos (a Doença de Crohn é considerar uma doença autoimune)
Ambientais
Hereditários
Um fator de risco conhecido para a Doença de Crohn é o tabagismo, como em várias outras doenças intestinais, inclusive o câncer de intestino.
Intestino delgado e grosso afetados
Quando as regiões do intestino delgado e início do intestino grosso são acometidas pela Doença de Crohn, os principais sintomas incluem:
Diarreia (principal sintoma)
Perda de peso
Dor abdominal
Falta de apetite
Febre
Região anal afetada pela Doença de Crohn
Já o adoecimento das regiões próximas ao ânus pode gerar os seguintes sintomas:
Dor local
Inflamações
Abscessos
Sangramento
Formação de fístulas
Como é o diagnóstico da Doença de Crohn
Considerando a diversidade de sintomas, bem como as regiões afetadas, o diagnóstico da Doença de Crohn nem sempre é fácil e pode demorar anos até ser realmente consolidado. Por isso, é importante ter acesso a uma equipe experiente, com profissionais de diferentes especialidades, inclusive médico coloproctologista, para o melhor manejo do problema.
Além do exame clínico com o médico, a colonoscopia é um dos exames que podem ser necessários para o diagnóstico da Doença de Crohn. A figura abaixo, por exemplo, é de uma colonoscopia e mostra as características de um intestino delgado inflamado pela Doença de Crohn e outro intestino normal.

Além disso, outros exames de imagem, como a ressonância magnética, podem auxiliar o médico a fazer o diagnóstico.
Tratamento da Doença de Crohn
A Doença de Crohn geralmente necessita de tratamento clínico, nutricional e, em determinados casos, cirúrgico. Vale lembrar que antes de precisar da cirurgia, o tratamento pode incluir:
Medicamentos (corticoides, imunomoduladores, entre outros)
Ajuste na alimentação (controle de certos alimentos e condimentos)
Bons hábitos de vida (atividade física regular e controle do estresse)
Em alguns casos, a cirurgia é o tratamento mais indicado para a Doença de Crohn. A técnica, inclusive a cirurgia robótica, deverá ser avaliada conforme cada caso. Para exemplificar, as imagens abaixo de ressonância magnética ilustram o tratamento cirúrgico de fístulas perianais associadas à Doença de Crohn. Esse caso foi tratado com colocação de sedenho (látex) para drenagem.

Procure ajuda para investigar a Doença de Crohn
Apesar de não haver cura efetiva para a Doença de Crohn, a maioria dos pacientes consegue ter uma vida normal, desde que faça os controles adequados e use as medicações de maneira correta.
Então, apesar de essa doença inflamatória intestinal poder levar a consequências ruins ao paciente, a Doença de Crohn não deve ser temida, mas conhecida e tratada. Quanto antes ela for identificada e tratada adequadamente, melhores são as chances de boa qualidade de vida. Por isso, vá ao médico!
Abraço a todos!
Comentários