top of page

Prevenção das verrugas anais (Condiloma anal) – continuação

Bem vindo de volta!

A prevenção de infecção pelo HPV é de extrema importância, pois este vírus não causa apenas lesões verrucosas, mas também câncer, principalmente no colo do útero, canal anal e garganta.

Como a transmissão por via sexual é a causa mais frequente, o uso de preservativos minimiza o risco de contágio, tanto do HPV quanto de outras doenças sexualmente transmissíveis, todavia não a impede completamente.

Há alguns anos, foram desenvolvidas vacinas que protegem contra os tipos mais relacionados com a geração de câncer e verrugas. No Brasil, há um programa do governo que vacina, gratuitamente, meninas de 9 a 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos de idade. Como a vacina só protege contra os subtipos do HPV que o indivíduo não entrou em contato previamente, é importante vacinar o mais cedo possível. Paciente que já passaram da idade referida pelas campanhas de vacinação, também podem se vacinar, mas é importante serem orientadas por um médico sobre a necessidade e viabilidade.

Os pacientes que estão em tratamento para verrugas anais ou para infecção pelo HPV também devem participar na luta pela prevenção, fazendo o controle com seus médicos, evitando o contato sexual durante o período de tratamento e orientando seus parceiros a serem avaliados para possíveis lesões.

Ajude a espalhar saúde!!!

Komentáře


bottom of page