top of page

Verrugas anais (condiloma anal) -  o que são?

Verrugas anais, ou os chamados condilomas, são protuberâncias que aparecem na região próxima ao ânus ou ao canal anal e são causadas pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV, sigla em inglês de Human Papilloma Virus).

sigla HPV - vem do inglês Human Papilloma Virus

A maneira de contágio é, na maioria das vezes, por via sexual, mesmo que não haja a penetração. É comum o paciente apresentar as lesões tempos depois da contaminação, pois o HPV pode ficar latente por anos e só desenvolver as lesões quando há uma queda de imunidade.

Na maioria dos pacientes não há sintomas locais a não ser a presença das lesões, entretanto podem causar coceira e sangramento que geram sofrimento ao paciente. As lesões têm uma característica endurecida e levemente brancacenta, com aspecto de “crista de galo” e, se não tratadas, podem acometer toda a região perianal deformando significativamente o ânus do paciente.

Existem vários tipos de HPV, alguns deles com potencial carcinogênico, que podem propiciar a transformação de lesões em câncer; sendo assim, as verrugas devem ser removidas.

Para tanto, existem vários tipos de tratamento:

- Tópicos - com uso de cremes e loções que vão destruir lentamente as lesões (p. ex. imiquimod, imunopodofilotoxina, interferon, podofilina)

- Cauterização química – realizada no consultório com uso de ácidos (p. ex. ácido tricloroacético)

- Criocauterização – que utiliza a aplicação de frio para destruir a lesão

- Eletrocauterização – realizada em blocos cirúrgicos

- Vaporização a laser – que destrói a lesão com utilização de aparelhagem a laser

A escolha do tratamento depende da localização, tamanho das lesões, grau de disseminação, risco de degeneração para câncer e condições clínicas dos pacientes. Sendo assim, o paciente não deve tentar o tratamento sem a avaliação de um médico especialista pois são comuns lesões causadas pelas medicações, se mal indicadas ou aplicadas de forma inadequada.

Lembrando, importante que o tratamento é a prevenção, mas isto falaremos semana que vem no nosso próximo encontro.

Cuide-se!!!

Commentaires


bottom of page