Sejam bem-vindos! Já tivemos oportunidade de abordar aqui no blog vários aspectos da Doença de Crohn, e hoje acho pertinente falarmos sobre quando é preciso internar nesses casos.
Nessa semana, fomos surpreendidos com a notícia de que um proeminente jornalista foi internado por conta dessa doença. Então, saber mais sobre esse problema ajuda a orientar quando se deve procurar ajuda especializada.
Para saber mais sobre a Doença de Crohn e suas características, clique neste link em que abordamos essa e outras doenças inflamatórias.
O que é a Doença de Crohn?
A Doença de Crohn se manifesta como uma inflamação do trato gastrointestinal que pode acontecer desde a boca até o ânus e tem como características formação de feridas e cicatrizes que deformam os órgãos acometidos.
Quais são os sintomas da Doença de Crohn?
Os principais sintomas da Doença de Crohn são:
Diarreia
Dores abdominais
Emagrecimento
Feridas na região anal
Febre
À medida que a doença se agrava, há possibilidade de complicações graves e ameaçadoras à vida, portanto, precisamos refletir sobre esse problema.
Como deve ser o tratamento da Doença de Crohn?
O paciente com Doença de Crohn precisa ser tratado por profissional especializado. Não por acaso, recomendamos aos pacientes da nossa clínica que haja uma equipe multidisciplinar para cuidar de cada caso individualmente.
Geralmente, essa equipe é formada por:
Gastroenterologistas
Nutricionistas
Dermatologistas
Ortopedistas
Precisa desse pessoal todo para tratar a doença?
Realmente, sim! Apesar de a grande maioria dos pacientes poder ser tratada apenas com o uso de medicações e não apresentar quadros graves, os sintomas podem se agravar em alguns casos e, se as equipes não estiverem coordenadas para o tratamento, infelizmente as consequências podem ser complexas.
Mas até dermatologistas e ortopedistas?
Se vocês estranharam a presença de especialidades como ortopedia e dermatologia nessa lista, saibam que as doenças inflamatórias intestinais podem ter manifestações extra intestinais.
Quando é preciso internar pela Doença de Crohn?
Quando o paciente chega num estágio em que o controle clínico ambulatorial (no consultório) é impossível, é indicada a internação. Para ficar mais claro, vamos listar abaixo as causas mais comuns para internar por Doença de Crohn:
Desidratação
Dor incontrolável
Desnutrição
Infecção
Perfuração intestinal
Complicação com o uso de medicações
Como dissemos anteriormente, a maioria dos pacientes tem quadros controláveis de inflamação intestinal e não vão complicar. Mas alguns apresentam inflamações tão graves que podem ter indicação para internar, por exemplo:
Perfuração intestinal
Infecção na região do abdome ou do ânus
Câncer
Medicações para Doença de Crohn
Outro fator importante são as medicações utilizadas nos casos de Doença de Crohn. Elas diminuem a imunidade e podem causar problemas no fígado e no pâncreas, sendo assim, se surgirem sintomas após o início de um medicamento, o médico deve ser comunicado.
Não queremos alarmar ninguém com este texto, apenas alertar que, em caso de sintomas importantes e que não estejam sendo controlados com as medicações, não fique em casa!
Procure ajuda médica especializada.
Comentários