top of page

Existem alimentos proibidos para quem tem Síndrome do Intestino Irritável?

Sejam bem-vindos de volta e, nesta semana, vamos abordar um assunto que está bombando: a “sister” Yasmin Brunet ter dito no Big Brother Brasil que não poder comer alguns alimentos porque tem Síndrome do Intestino Irritável.


Tudo indica que a comida vai ser o assunto dessa edição do reality, e Yasmin parece estar no olho do furacão. É importante ressaltar que distúrbios alimentares e intolerâncias alimentares são problemas sérios que devem ser tratados de maneira responsável, como tentamos fazer em nosso blog.


Ou seja, confrontar, apontar ou ridicularizar alguém que tem uma doença só piora a tristeza que ela sente e gera mais sofrimento, sem ajudar em nada.


Você sabe o que é Síndrome do Intestino Irritável?

Voltando ao assunto… a “sister” relatou que tem Síndrome do Intestino Irritável e que, portanto, não pode comer feijão, lentilha e grão-de-bico. Mas não é bem assim…


Entenda a Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença funcional, em que não há uma lesão no trato gastrointestinal, mas o paciente manifesta desconforto abdominal associado a alteração do hábito intestinal, isto é, o intestino pode “prender” ou “soltar”.


Esses sintomas são persistentes, recorrentes e pioram em situações de estresse psíquico, social ou físico.


Devemos ressaltar que não há nada de errado com o corpo da pessoa, ou seja, o intestino não está inflamado e não há tumor, mas os sintomas podem ser bastante debilitantes. Para saber mais ainda sobre isso, clique aqui ou na tag sobre o assunto na parte inferior da tela.


Há alimentos proibidos para quem tem intestino irritável?

Não, nada é proibido, mas certos nutrientes podem ser indutores ou agravantes das crises de dor e sofrimento, e não existe uma lista de alimentos que sirva para todos os pacientes que tem Síndrome do Intestino Irritável.


Em outras palavras, cada caso tem que ser individualizado e avaliado para tentar identificar quais as intolerâncias se aplicam. Para ajudar, vamos listar aqui os alimentos mais comumente associados a sintomas.


Algumas intolerâncias, como à lactose, podem ter ligação com a Síndrome do Intestino Irritável
Algumas intolerâncias, como à lactose, podem ter ligação com a Síndrome do Intestino Irritável

Digestão e Síndrome do Intestino Irritável 

É importante lembrar que tudo aquilo que é mal digerido pelo organismo, ou que gera bolo fecal de pior qualidade, induz a fermentação e aumento da pressão dentro do intestino. Essa é a chave para a indução do sofrimento em quem tem a síndrome.


Esses pacientes são especialmente sensíveis a distensões e possuem baixo limiar para dor. Por exemplo, uma quantidade de gases percebida como normal para uns pode ser insuportável para alguém com intestino irritável.


FODMAPs

Os três alimentos citados por Yasmin são ricos em FODMAPs, sigla para representar alimentos fermentáveis ou que são mal absorvidos, sendo uma classe bastante relacionada à síndrome.


Vou citar alguns aqui para vocês:


  • Trigo, centeio e cevada (são fermentados por bactéria no cólon)

  • Legumes como brócolis, repolho, cebola, alho, feijão e grão-de-bico

  • Lactose

  • Frutas como melancia, manga, maçã, pêssego e pera

  • Adoçantes a base de sorbitol, manitol e xilitol

Existem muitos outros, mas o que gostaríamos de ressaltar é que uma dieta que restringe completamente os FODMAPs só deve ser adotada em casos muito específicos e por curtos períodos de tempo. Primeiro porque levaria a risco nutricional para o paciente e, segundo, é que ninguém é intolerante a todos os alimentos.


Devo mudar a dieta?

Existem maneiras de descobrir as peculiaridades de cada pessoa iniciando uma dieta bastante rigorosa e ir reintroduzindo cada nutriente de maneira gradual. Ou fazer o contrário, pedir para o paciente tentar identificar aquilo que suspeita ser os alimentos gatilho e ir removendo individualmente até encontrar aqueles mal tolerados.


Mas… TUDO deve ser feito com acompanhamento médico!


De qualquer maneira, sugerimos evitar frases como “não posso comer determinada coisa, pois tenho Síndrome do Intestino Irritável”. Isso só aumenta o estigma da doença e demoniza alguns alimentos de maneira equivocada.


Me digam vocês: o que acham sobre esse assunto?


Até semana que vem!

Commenti


bottom of page