Se você vai operar o intestino, saiba que algumas pessoas têm que tomar certas medidas antes para ter um pós-operatório melhor.
O conceito de pré-habilitação para cirurgia de intestino é novo e se refere a uma série de medidas que devem ser tomadas antes do paciente operar para que sua recuperação seja mais rápida e com menos chance de complicar.
Informações essenciais para operar o intestino
Quando falamos sobre operações intestinais, complicações e recuperação são dois itens que devem estar em primeiro lugar na lista de prioridades do paciente e do médico, seguido da importância de ficar curado da doença.
Todas as vezes que vamos indicar uma cirurgia, discutimos a chance de complicações. O mais interessante é que as pessoas costumam estar muito mais preocupadas no que acontece durante o procedimento do que aquilo que pode ser feito para diminuir problemas após o procedimento, isto é, “ele dar errado”.
Bem, hoje vamos falar disso.
O que fazer antes de operar o intestino
A técnica cirúrgica vem melhorando, as inovações só ajudam e cada vez mais pacientes têm resultados satisfatórios. Quando falamos de pacientes jovens, hígidos (saudáveis), bem nutridos, com doenças não malignas, o risco de complicar é muito baixo.
Ou seja, muitas vezes nem chegamos a discutir medidas pré-operatórias tão específicas com eles. Então, quem se beneficia mais de tomar da pré-habilitação para cirurgia de intestino?
Pacientes que precisam se preparar para operar o intestino
Existe um grupo de pacientes que necessita de um preparo diferenciado para operar o intestino, como:
Malnutridos
Idosos frágeis
Pessoas com doenças crônicas
Estudos científicos já demonstraram a associação entre saúde física e nível funcional e o risco de evoluir mal em operações e recuperação prejudicada. Outro fator significativo observado é que pacientes sem o preparo adequado podem não conseguir retornar ao seu estado original, mesmo com reabilitação.
Necessidade de pré-habilitação para cirurgia de intestino
Uma das perguntas que você deve estar se fazendo, então, é: como identificar quem precisa e quanto tempo antes da cirurgia deve começar?
Para identificar quais pacientes vão se beneficiar é importante usar três critérios:
Aplicação de questionário
Avaliação clínica
Avaliação laboratorial
A seguir, vamos detalhar melhor esses pontos.
1. Aplicação de questionário
O questionário conhecido como “FRAIL” (sigla em inglês para “frágil”) deve ser aplicado para possíveis casos de pré-habilitação para cirurgia de intestino.
F = fadiga: sentiu cansaço na maior parte do tempo do último mês?
R = resistência: consegue subir um lance de escadas?
A = andar: tem dificuldade em andar 100 metros?
I = “ilness” (doenças): apresenta mais de cinco doenças coexistentes?
L = “loss of weight” (perda de peso): perdeu mais de 5% do peso nos últimos seis meses?
2. Avaliação clínica
Algumas medidas que precisam ser tomadas antes de operar o intestino envolvem:
Exames clínicos
Teste de caminhada por 6 minutos
Teste de força na mão
Teste de subir escadas
Teste de levantar e sentar 5 vezes sem usar os braços
Essas abordagens permitem que o médico avalie a capacidade funcional do paciente.
3. Avaliação laboratorial
Exames de sangue e cardiorrespiratórios permitem a análise objetiva de parâmetros conhecidos.
Começo da pré-habilitação para cirurgia de intestino
O período de início da pré-habilitação deve ser individualizado conforme a sua indicação, mas pode exigir mais de quatro semanas. No caso de pacientes com câncer de intestino, o tempo é um fator importante, então, devemos pesar sempre o benefício da intervenção com o risco da doença.
Como fazer pré-habilitação para cirurgia de intestino?
Os programas de pré-habilitação focam em áreas de melhora que são mensuráveis e que podem chegar a resultados em algumas semanas. Isso inclui:
Importância da nutrição e hábitos de vida antes de operar o intestino
A abordagem nutricional é muito importante na pré-habilitação para cirurgia de intestino, envolvendo tanto as causas de perda de peso quanto obesidade e anemia. Tratamento do diabetes e correção da anemia estão relacionados com melhor evolução no pós-operatório.
Além disso, a abordagem nutricional deve se basear em alto conteúdo proteico e de carboidratos. Uso de probióticos, vitaminas e fórmulas não está comprovado até o momento.
Já a cessação de tabagismo entre quatro e oito semanas antes da cirurgia reduz significativamente complicações relacionadas a respiração e cicatrização.
Os exercícios físicos controlados, principalmente relacionados a capacidade aeróbica e de resistência devem ser encorajados e estão relacionados a melhora da capacidade pulmonar e menor tempo de internação.
Acompanhamento psicológico pode ajudar
Além dos pontos que debatemos acima, nos casos em que há necessidade de pré-habilitação para cirurgia de intestino, também há indicação de acompanhamento psicológico, uma vez que pode ajudar na melhora da qualidade de vida, humor, diminuição da fadiga e dos sintomas orgânicos.
Conclusão
Então, espero que as orientações acima tenham sido úteis. Agora você já sabe: antes de operar, entender como melhorar sua performance pode ajudar e muito na recuperação pós-operatória. Não adianta depositar todas as suas fichas na cirurgia.
Fique sempre de olho no que você pode fazer pela sua saúde!
Comments