Este março está dando gosto de ver! A campanha de conscientização sobre o câncer de intestino pode ser vista em todas as redes sociais, celebridades apoiando, o azul-marinho tomou conta do mundo. E hoje, vale relembrar que, quando focamos muito na prevenção do câncer colorretal, às vezes esquecemos do câncer de canal anal.
Essa doença maligna é mais rara que as lesões de cólon e reto e, na maioria dos casos, tem relação com a infecção pelo HPV (Papilomavírus humano). Esse vírus, por sua vez, é transmitido pelo contato, não necessariamente sexual, e pode causar:
Verrugas
Verrugas genitais
Câncer de colo uterino
Câncer de canal anal
Câncer de garganta
Câncer de pênis
Tipos de vírus do HPV
Antes de explicar por que todas as pessoas devem ir ao coloproctologista após os 45 anos por causa do câncer de canal anal, precisamos falar do HPV.
Existem centenas de tipos de vírus do HPV, sendo que a grande maioria deles não causa tumores malignos. Os subtipos 16,18, 31 e 33 são os que mais se relacionam com a formação de tumores. Já os subtipos 6 e 11 estão mais relacionados com verrugas genitais e na garganta.
Vacinação é uma forma de prevenir o HPV
A vacinação protege de maneira efetiva contra a infecção por esses vírus e ajuda a prevenir a transformação para o câncer. Existem hoje dois tipos de vacina contra HPV:
Quadrivalente (disponível pelo SUS)
Nonavalente (encontrada na rede privada)
Um fato importante é que a vacina só consegue ter efeito se a pessoa não entrou em contato com aquele subtipo do HPV antes de tomar. É por isso que o início da vacinação deve ser antes do início da atividade sexual e, assim, costuma ser recomendada a pessoas mais jovens.
Taxa de prevenção da vacina contra HPV
Abaixo, segue uma tabela com a taxa de efetividade na prevenção dos cânceres por ambas as vacinas:

Como vocês podem ver, ambas as vacinas são muito eficazes e ajudam muito a população contra doenças muito graves. Mas se há vacina eficaz, por que estamos fazendo um alerta com relação ao HPV e o câncer de canal anal?
O movimento de vacinação contra o HPV é relativamente recente e grande parte da população ainda não recebeu a imunização.
A campanha de vacinação gratuita não está disponível para todos, apenas para pessoas entre 15 e 45 anos e para meninas entre nove e onze anos em esquema único.
Ainda há pessoas que se negam a vacinar e, assim, não estarão protegidas.
E a prevenção ao câncer de canal anal a partir dos 45 anos?
Voltando ao tema central do texto, por que todo mundo deve consultar um coloproctologista a partir dos 45 anos?
A resposta para essa pergunta é simples: os exames para prevenção do câncer colorretal são indicados a partir de 45 anos. Além do exame clínico, são eles:
Mas os exames indicados para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino grosso e reto não são adequados para avaliar o canal anal. Isso quer dizer que pessoas que fizeram adequadamente os exames preventivos podem descobrir um câncer de canal anal que cresceu silenciosamente.
Procure o coloproctologista para prevenir o câncer de canal anal
Então, o médico coloproctologista a ser procurado por todas as pessoas após os 45 anos, com ou sem sintomas no ânus. Em caso de sinais fora do comum, vá antes! Essa é a especialidade que cuida da prevenção completa das doenças do trato gastrointestinal baixo.
Fique de olho na sua saúde e aproveite este Março Azul-Marinho – de conscientização ao câncer colorretal – para se informar bem sobre outros tumores malignos, como o câncer de canal anal.
Comments