top of page

Cirurgia robótica tem mais vantagens na recuperação dos pacientes?

A cirurgia robótica representou um enorme avanço de tecnologia para as cirurgias minimamente invasivas. Podemos falar em um ganho real para a prática dos procedimentos cirúrgicos colorretais, devido a:

  • Ganho em qualidade de imagem;

  • Visão em três dimensões;

  • Posicionamento mais ergonômico do cirurgião;

  • Correção dos movimentos involuntários;

  • Aumento da amplitude e acurácia dos braços cirúrgicos.

Por outro lado, todos nós sabemos que nem tudo são flores. Ou seja, há alguns poréns com relação à cirurgia robótica.

  • Primeiro: o custo da tecnologia não é pequeno e não é coberto pela maioria das operadoras de saúde.

  • Segundo: a introdução de uma nova plataforma implicou na modificação do posicionamento do paciente com relação aos braços cirúrgicos, o que gerou a necessidade de adaptar técnicas cirúrgicas já consagradas e treinamento especializado dos cirurgiões.

  • Terceiro: a disponibilidade da aparelhagem ainda é limitada a alguns serviços particulares e longe dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Quarto: o tempo cirúrgico é maior com relação às cirurgias por via laparoscópica.

Em outras palavras, temos prós e contras à cirurgia robótica na abordagem das doenças intestinais. Mas quais são as vantagens efetivas para os pacientes em se submeterem a essa opção terapêutica?


Vantagens da cirurgia robótica

Até bem pouco tempo, ainda não havia demonstrações de superioridade entre uma abordagem ou outra, ou seja, elas eram aparentemente equivalentes em resultados entregues.


Entretanto, um estudo publicado na Itália observou um tempo mais curto de internação e de recuperação da função intestinal em pacientes idosos submetidos com auxílio da plataforma robótica.

A medicina busca avançar para promover melhorias de saúde aos pacientes
A medicina busca avançar para promover melhorias de saúde aos pacientes

À exceção do tempo de ato operatório, todos os outros parâmetros avaliados foram semelhantes entre as abordagens laparoscópicas e robóticas – como complicações e qualidade da peça cirúrgica e resultados oncológicos.


Análise do estudo sobre vantagens da cirurgia robótica

Como crítica à publicação, é importante ressaltar que o estudo foi retrospectivo, com poucos pacientes (83) e sem critérios aleatórios de seleção. Todavia, é importante considerarmos que, aos poucos, a implantação de mais robôs em hospitais, melhorias na tecnologia e experiências pelas equipes, o caminho parece ser cada vez mais favorável na direção de ganhos com a cirurgia robótica.


Os marcos de avanço têm sempre que andar a passos lentos na medicina, para que não haja prejuízos na atenção à saúde humana. Mas, cada vez mais, encontramos relatos de melhoras associadas a introdução do programa robótico em hospitais.


Demais cirurgias são importantes

Falar sobre avanços na cirurgia robótica e suas vantagens não é demérito algum para as cirurgias laparoscópicas, que revolucionou o tratamento das cirurgias intestinais minimamente invasivas.


Hoje, em associação com as técnicas de recuperação cirúrgica acelerada, os pacientes retornam ao domicílio cada vez mais precocemente e com baixas taxas de complicações.


Conclusão

Devemos sempre estar abertos para a evolução, principalmente quando ela vem para benefício dos pacientes. A implantação das novas tecnologias nem sempre é fácil e a padronização leva tempo, mas não há dúvidas de que estamos no caminho certo.


O ganho é cada vez maior a todos envolvidos!


Se quiserem saber mais sobre este assunto, envie email (drbrunoproctologista@gmail.com) ou mande mensagem pelas redes sociais!


Até mais pessoal!

bottom of page