top of page

Endometriose pélvica: procure tratamento com equipe multidisciplinar experiente

  • Dr. Bruno Giusti Werneck
  • 23 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

A endometriose pélvica representa um dos grandes desafios da atualidade. Se antes era uma doença associada apenas à ginecologia, hoje temos mais conhecimento sobre o problema e sabemos como está relacionado com diversas especialidades médicas, inclusive a coloproctologia.


Há anos que grande parte da minha prática clínica se voltou para a saúde da mulher. E, atualmente, tenho a felicidade de participar de uma equipe multidisciplinar voltada para a abordagem avançada das pacientes com endometriose.


Mas o que é uma equipe multidisciplinar e por que ela é importante? Para entendermos melhor, primeiro vamos saber um pouco mais sobre a endometriose e suas características.


O que é endometriose?

A endometriose consiste na presença de células do endométrio fora da cavidade uterina. O endométrio é a parede, ou seja, a estrutura que reveste o útero em situações normais, mas, quando ela se apresenta na superfície de outros órgãos, o problema está instalado.


A causa da endometriose não é totalmente conhecida, porém, alguns fatores estão relacionados, como gravidez tardia e alterações hormonais.


Como o endométrio se deposita na cavidade abdominal e lá estão localizados órgãos do trato gastrointestinal, urinário, musculoesquelético e nervoso, o problema pode se manifestar das maneiras mais variadas.


O que é endometriose pélvica?

A endometriose pélvica – algumas vezes chamada de endometriose profunda – é aquela em que encontrarmos lesões de endometriose que:

  • Se infiltram na parede do intestino;

  • Obstruem os ureteres (canalículos que transportam a urina dos rins para a bexiga);

  • Deformam os nervos;

  • Invadem a bexiga;

  • Invadem o diafragma (músculo da respiração que separa o abdome do tórax), em alguns casos.

Se um médico resolve tratar todos esses diversos sítios de doença, sem ajuda, possivelmente o fará de maneira incompleta ou até danosa para a paciente. Em outras palavras, essas particularidades da endometriose pélvica têm tudo a ver com a necessidade de tratamento com uma equipe multidisciplinar.


Por que a equipe multidisciplinar é importante?

É fato que a maioria das mulheres com endometriose não apresentam as formas mais invasivas da doença, mas algumas delas, sim, e são elas que precisam de uma equipe multidisciplinar experiente.


Falo da experiência não apenas relacionada ao tempo e ao treinamento do médico, mas também com relação ao conhecimento da doença. O tratamento da endometriose pélvica deve ser personalizado, com abordagem totalmente diferente das outras patologias.


Mesmo cirurgiões que trabalham com câncer e estão acostumados com retiradas agressivas de tumores, às vezes abordam as delicadas lesões endometrióticas de maneira radical demais. Isso leva a repercussões na qualidade de vida de mulheres jovens e cheias de esperança.


Particularidades do tratamento da endometriose pélvica

Na abordagem da endometriose pélvica, quando se tem especialistas em cada área e com intimidade com o problema, a chance de sucesso do tratamento aumenta demais. Devemos lembrar que a maioria das cirurgias realizadas tem três objetivos:

Então, não há espaço para agressividade desmedida. Isto é, o cuidado com cada estrutura fará a diferença no aumento da chance de gravidez, por exemplo.

A dor é uma característica marcante da endometriose pélvica
A dor é uma característica marcante da endometriose pélvica

Outro fator importante de contar com uma equipe preparada para a abordagem da endometriose é saber ouvir a mulher e entender o que ela quer. E, assim, saber orientar sobre os benefícios, os limites e os riscos do tratamento.


Às vezes, encontramos duas pessoas com a mesma intensidade de doença e que serão submetidas a tratamentos diferentes, podendo ser clínico, cirúrgico ou ambos. Em outras palavras, uma paciente bem informada poderá participar ativamente das decisões e terá maior consciência sobre os resultados.


Equipe multidisciplinar para tratar endometriose pélvica

Como a maioria dos casos de endometriose pélvica envolve estruturas dos aparelhos gênito-urinário e digestório, é recomendado que as especialidades de ginecologia, coloproctologia e urologia trabalhem de maneira sinérgica, em total conjunto.


Em caso de mais dúvidas, você pode clicar aqui para agendar uma consulta.

Boa semana para todos!


Comentários


CONTATO

ENDEREÇO

ATENDIMENTO

 De segunda a sexta, de 9 as 17h.

Rua Domingos Vieira, 319, sala 708, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG

Bem-vindo, você é o visitante:

ⓒ 2023. Dr. Bruno Giusti Werneck | Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page