top of page

Tratamento de hemorroida a laser funciona mesmo?

Desde quando comecei a prática clínica, o tratamento de hemorroida a laser e de doenças anorretais é colocado como uma possibilidade “mais avançada” e com resultados adequados. Mas a aplicação efetiva sempre foi menor do que a esperada.


Pensando nisso, nesse texto vamos abordar o tratamento de hemorroida a laser e o que há na literatura sobre as evidências para tal.


Como já foi apresentado em textos anteriores aqui no blog, a doença hemorroidária pode ser tratada de várias maneiras. Em sua maioria, apenas mudanças de hábitos de vida e uso de medicações são suficientes para minimizar o sofrimento dos pacientes e obter qualidade de vida boa e sustentada.


Infelizmente, alguns indivíduos permanecem com sintomas de sangramento, exteriorização das hemorroidas por meio do canal anal e dor. Sendo assim, é necessário propor tratamentos com resultados mais definitivos.


Como é o tratamento de hemorroida a laser

O tratamento de hemorroida a laser foi descrito, pela primeira vez, em 2009 e consiste em uma técnica simples, minimamente invasiva e segura. Entretanto, algumas perguntas precisam ser feitas:

  • Ela tem bons resultados de solução do problema?

  • A dor pós-operatória é menor?

O princípio do tratamento consiste um uma pequena incisão (corte) na parte mais externa do mamilo hemorroidário (a “bolsinha” da hemorroida), utilizando um eletrocautério eletrônico. O paciente pode receber anestesia local, regional ou geral.


Posteriormente, a sonda laser é introduzida por esse orifício até a base mais interna do mamilo hemorroidário e inicia-se uma série de oito pulsos de energia, com intervalos de 1 segundo.


Laser cauteriza a hemorroida

Essa processo gera uma cauterização (“queimadura”) e coagulação do coxim vascular (“saquinho”), tratando a hemorroida doente. Esse procedimento é repetido em cada mamilo hemorroidário.


Esse tipo de operação é relativamente simples e rápida, durando cerca de 20 minutos. Mas, como todo método de tratamento que exige mais instrumentos e recursos, os custos aumentam.


Como é um procedimento voltado para o tratamento interno das hemorroidas, os mamilos em que o componente externo é mais acentuado – e que não podem ser reduzidos espontaneamente ou com cuidados manuais – não são candidatos a esse método.


Estudos sobre tratamento de hemorroida a laser

Até pouco tempo atrás, um número pequeno de estudos com avaliação estatísticas sobre tratamento de hemorroida a laser estavam disponíveis. Além disso, muitas das conclusões eram baseadas nas experiências dos cirurgiões.

Estudos avaliaram características do tratamento de hemorroida a laser
Estudos avaliaram características do tratamento de hemorroida a laser

Mas, entre 2020 e 2021, dois estudos bem desenvolvidos – que podem ser acessados aqui e também aqui – avaliaram a resolutividade, o índice de complicações e a dor pós-operatória do tratamento a laser.


Como é considerada o padrão ouro no tratamento da doença hemorroidária, a cirurgia convencional foi utilizada como comparativo. Os estudos também incluíram a Desaterialização com Doppler (THD) como técnica minimamente invasiva alternativa.


Resultados sobre tratamento de hemorroida a laser

O resultado desses estudos foi que, apesar de a cirurgia convencional permanecer como método com maior índice de cura cirúrgica e prolongada para as hemorroidas, a hemorroidoplastia a laser alcançou bons resultados no tratamento, inclusive superando o resultado do uso do Doppler.


Outra constatação é que, no tratamento de hemorroida a laser, a dor no pós-operatório foi significativamente menor que em comparação com as outras duas operações, além de ter um índice de complicações muito baixo.


As pesquisas também avaliaram outro desfecho importante. A satisfação dos pacientes com todas as técnicas de cirurgia de hemorroida foi alta (maior de 90%), mesmo após um ano de procedimento.


Em outras palavras, isso sugere que uma taxa menor de resolutividade não tenha impactado a qualidade de vida dos pacientes submetidos às técnicas minimamente invasivas.


Laser é alternativa para hemorroidas, mas não é a única

Para concluir, a hemorroidoplastia a laser se mostra como um método minimamente invasivo – com baixo risco e baixa dor pós-operatória –, que pode ser realizado até com anestesia local e com bons e duradouros resultados.


Entretanto, vale ressaltar que o tratamento de hemorroidas a laser geralmente apresenta custo mais elevado que outras opções. Além disso, essa técnica está contraindicada em alguns tipos de hemorroidas.


Para saber mais, marque uma consulta e tire suas dúvidas.

bottom of page