Como saber o grau de hemorroida?
- 25 de nov.
- 3 min de leitura
O grau de hemorroida é uma classificação baseada nas características clínicas do quadro do paciente. Antes de falarmos disso em detalhes, é importante esclarecer que hemorroidas não são varizes, como muitos acreditam.
As hemorroidas são áreas do canal anal repletas de sinusoides (vasos de diâmetro pequeno), que tem as seguintes funções:
Manutenção do ânus fechado
Proteção do canal anal durante a passagem das fezes
Por causas não totalmente conhecidas, em alguns pacientes, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo local e a perda de sustentação desse tecido à parede anal. Isso causa a exteriorização dessas estruturas, que ficam vulneráveis a traumatismos, dando início aos sintomas da doença hemorroidária. São eles:
Sangramento
Exteriorização de pele pelo ânus

Características do quadro ajudam a entender o grau da hemorroida
Como saber o grau de hemorroida?
Como afirmamos, a doença hemorroidária pode ser classificada de acordo com sua apresentação clínica. Existem quatro graus de hemorroida, como veremos a seguir.
Hemorroida de grau 1
No caso das hemorroidas de grau 1, o paciente apresenta sangramento sem exteriorização de tecido hemorroidário pelo ânus. As veias no canal anal ficam inchadas, mas não a ponto de ficarem visíveis.
Hemorroida de grau 2
Nas hemorroidas de grau 2, além do sangramento, ocorre a exteriorização de tecido hemorroidário pelo canal anal. Porém, após o término do esforço evacuatório, o mesmo retorna à posição original. Além disso, o paciente pode apresentar dor e inchaço local.
Hemorroida de grau 3
Já em casos de hemorroidas de grau 3, a exteriorização de tecido hemorroidário pelo canal anal só retorna se forem feitas manobras manuais. Além de sangramento, a pessoa pode apresentar dor, coceira e inchaço na região anal.
Hemorroida de grau 4
Por fim, nas hemorroidas de grau 4, a exteriorização de tecido hemorroidário pelo canal anal não retorna à posição inicial, mesmo com manobrais manuais. Esse é o caso mais incômodo do problema, com:
Dor constante
Sangramento
Coceira
Secreção
Inflamação
Algumas pessoas não vão apresentar todos os sintomas acima, mas a dor local geralmente é comum em quem tem hemorroida de grau 4. Além disso, dependendo da frequência com que o paciente apresenta o problema e da gravidade, a cirurgia de hemorroida pode ser indicada.

Tratamentos conforme o grau de hemorroida
Tendo em vista essa classificação, nem todo paciente que apresenta sintomas da doença hemorroidária necessita de tratamento cirúrgico.
O traumatismo do tecido gera dor e sangramento. Então, pacientes em que a exteriorização não é o maior problema podem se beneficiar de:
Adoção de hábitos saudáveis de vida
Dieta rica em fibras
Medicamentos para alívio dos sintomas (em alguns casos)
Além disso, durante uma crise de hemorroida, principalmente em pacientes que sangram, uma recomendação é aplicar gelo 3 vezes ao dia, por cinco minutos. É importante usar uma toalha entre a pele e o gelo para prevenir queimaduras.
Em caso de dor, uma das melhores estratégias de alívio são os banhos de assento com água morna, 2 vezes por dia, por 5 minutos.
Tratamentos clínicos e cirúrgicos
Quando as hemorroidas de graus 2, 3 e 4 não apresentam resultado satisfatório com o tratamento clínico, existem opções de tratamento que podem ser feitas na própria clínica, como a ligadura elástica.
Outros tratamentos podem ser realizados em ambiente hospitalar, com ou sem cortes, como:
Diagnóstico do grau de hemorroida é feito pelo médico
O diagnóstico de doença hemorroidária deve ser feito pelo médico coloproctologista, e o tratamento NUNCA deve ser iniciado sem uma avaliação. Outras doenças, até mesmo o câncer de intestino, podem se manifestar com sintomas semelhantes às hemorroidas.
Além disso, mesmo em pacientes com diagnóstico de hemorroidas, se os sintomas persistirem ou piorarem, agende consulta o quanto antes.
A escolha do melhor tratamento deve ser feita considerando o tipo de doença, a intensidade dos sintomas, a indicação médica e a opção do paciente. Para isso, a boa relação médico/paciente é imprescindível.
Confira mais posts sobre hemorroidas (e outras doenças anais) aqui no blog!








Comentários