Doença Hemorroidaria (hemorroidas)

Hemorroidas não são varizes, como muitos acreditam. Elas são áreas do canal anal repletas de sinusóides (vasos de diâmetro pequeno) que tem como funções a manutenção do ânus fechado e a proteção do canal anal durante a passagem das fezes. Por causas não totalmente conhecidas, em alguns pacientes, há o aumento do fluxo sanguíneo local e a perda de sustentação deste tecido à parede anal. Isto causa a exteriorização destas estruturas que ficam vulneráveis à traumatismos, dando início aos sintomas de sangramento, dor e exteriorização, a chamada doença hemorroidaria (FIGURA1).

FIGURA 1

Fonte da imagem: https://www.vegetall.com.br/remedio-caseiro/hemorroidas-12-remedios-caseiros/

A doença hemorroidaria pode ser classificada de acordo com sua apresentação clínica (FIGURA 2):

GRAU 1 – Paciente apresenta sangramento sem exteriorização de tecido hemorroidario pelo ânus.

GRAU 2 – Há exteriorização de tecido hemorroidario pelo canal anal, todavia, após o término do esforço evacuatório, o mesmo retorna a posição original.

GRAU 3 – Há exteriorização de tecido hemorroidario pelo canal anal e o retorno deste ocorre apenas com manobras manuais.

GRAU 4 – Há exteriorização de tecido hemorroidario pelo canal anal, todavia não é possível retornar o mesmo para a sua posição inicial.

FIGURA 2

Fonte da imagem: http://www.tuasaude.com/hemorroidas-internas/

Tendo em vista esta classificação, nem todo paciente que apresenta sintomas da doença hemorroidaria necessita de tratamento com cirurgia.

Como vimos anteriormente, o traumatismo do tecido gera a dor e o sangramento, então pacientes em que a exteriorização não é o maior problema, mudanças de hábitos de vida, uso de dieta adequada e, eventualmente, medicamentos podem ser suficientes. Fazem parte do tratamento clínico, principalmente em pacientes que sangram, a aplicação de gelo 3 vezes ao dia por cinco minutos e em caso de dor, banho de água morna 2 vezes por dia por 5 minutos.

ATENÇÃO – Lembrem-se o diagnóstico de doença hemorroidaria deve ser feito pelo médico Coloproctologista e o tratamento NUNCA deve ser iniciado sem uma avaliação. Outras doenças, até mesmo o câncer de intestino, podem se manifestar com sintomas semelhantes às hemorroidas. Mesmo em pacientes com diagnóstico de hemorroidas, em caso de persistência dos sintomas ou piora dos mesmos, agende consulta o quanto antes.

Nos casos das hemorroidas Graus 2, 3 e 4 que não apresentaram resultado satisfatório com o tratamento clínico existem opções de tratamento que podem ser realizados na própria Clínica – como a ligadura elástica, e outros, realizados em ambiente hospitalar, com ou sem cortes – como a cirurgia de hemorroidectomia, desarterialização hemorroidaria e grampeamento.

A escolha do melhor tratamento é deve ser feita levando em conta o tipo de doença, intensidade dos sintomas, indicação médica e opção do paciente. Para isto, a boa relação médico/paciente é imprescindível. Esclareça suas dúvidas!