HEMORRÓIDAS - Ligadura elástica no tratamento das hemorroidas, o que é isto?

Muitos portadores de doença hemorroidária (hemorroidas) sofrem com sangramento, dor e exteriorização do tecido anal. Apesar de sabermos que esta é uma condição benigna, pode haver grande perda de qualidade de vida para os pacientes, incluindo anemia e retração social.

A maioria das pessoas já ouviu falar de medicamentos e da cirurgia para hemorroidas, todavia nem todos conhecem um tratamento ambulatorial, que pode ser realizado no consultório, e que pode resolver as queixas em até 80% dos casos, a ligadura elástica.

A ligadura elástica envolve a aspiração de parte do tecido doente com aparelhagem própria, que dispara um elástico especial, que prende o tecido e corta a circulação de sangue. Isto promove a diminuição da nutrição da hemorroida, com consequente destruição do tecido doente que será eliminado pelo ânus e fibrose local que fixa a hemorroida na parede do reto, diminuindo a exteriorização pelo ânus (figura 1).

Figura 1 - diagrama do procedimento de ligadura elástica - O anel elástico é posicionado no aplicador. Este é introduzido pelo canal através de aparelhagem própria. O mamilo hemorroidario é aspirado e o anel é colocado.

Figura 1

Fonte da figura - Townsend CM, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL [eds]: Sabiston Textbook of Surgery: The Biological Basis of Modern Surgical Practice, 17th ed. Philadelphia, Saunders, 2004

Os procedimentos são realizados em uma a cinco sessões com colocação de um elástico por vez em intervalos de duas semanas.

As principais indicações são os casos de hemorroidas grau I, II e III, que não responderam ao tratamento clínico. Para entender mais sobre as características e classificações dos tipos de hemorroidas, clique neste link

As vantagens da ligadura elástica são: praticamente não haver desconforto durante e após o procedimento, alto índice de resolução e baixo risco de complicações. Estas envolvem sangramento, crises hemorroidarias e infecção que, embora raras devem ser extensamente discutidas com o paciente.

Como todo procedimento, a realização da ligadura elástica envolve riscos e, raramente, complicações. Para melhor se informar sobre os riscos e benefícios, entre em contato com drbrunoproctologista@gmail.com ou ligue (31) 32414911/32414288.