Como fazer banho de assento para aliviar hemorroidas e doenças perianais?
- Dr. Bruno Giusti Werneck
- 29 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Muitos leitores e pacientes me pediram um pequeno guia para explicar como fazer banho de assento para aliviar hemorroidas e doenças perianais, de forma efetiva e segura.
O banho de assento é uma das medidas mais fáceis de fazer em casa e que ajuda muito quem sofre com doenças anais.
O que é o banho de assento?
Banho de assento é uma imersão morna a quente na região perianal, perineal e escrotal (no caso dos homens), que pode ser feita com água apenas ou com o uso de medicações ou infusões.
Esse tratamento é utilizado por diversas especialidades médicas, como coloproctologia, ginecologia, urologia, cirurgia geral e dermatologia. Por que é uma medida que alivia as hemorroidas e doenças na região?
Ação de relaxamento muscular
Aumento do fluxo sanguíneo
Quais as indicações para o banho de assento?
As principais indicações do banho de assento são para casos em que necessitam de:
Melhora da cicatrização
Tratamento de processos infecciosos
Drenagem de secreções acumuladas
Tratamento de eczemas e dermatites
Diminuição do edema
O banho de assento pode ser realizado por pessoas que apresentam os seguintes quadros:
Vaginoses
Inflamações vulvares
Cistites
Dermatites
Precisa colocar algo na água do banho de assento?
Na imensa maioria dos casos, apenas água é suficiente para o banho de assento. Produtos químicos e preparações podem induzir reações de irritação local, alergias e até piorar o quadro do paciente.
Em casos selecionados, o médico ou profissional de saúde devidamente treinado pode prescrever substâncias a serem diluídas, com o intuito de tratar dermatites, secar úlceras e eczemas, limpar e desinfectar feridas.
Como fazer o banho de assento?
Antigamente, a principal ferramenta na realização do banho de assento era a bacia. Isso porque toda casa tinha (tem) uma, além de ser um item de custo acessível e que serve por muitos anos. Hoje, existem alternativas mais higiênicas e ergonômicas para esse tratamento.
O importante é não manter a água em contato com a área doente, sem a devida renovação. Por conta disso, hoje em dia é possível comprar assentos de plástico que se adaptam ao vaso sanitário e que recebem a água morna de um reservatório suspenso.
Na imagem a seguir (créditos da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos), é possível observar que esse dispositivo permite que a água morna seja constantemente irrigada e drene naturalmente para o vaso, sem sujeira, e mantendo a região aquecida e limpa.

Detalhes do banho de assento para aliviar hemorroidas
Temperatura: entre 40 e 43 graus Celsius (lembre-se, água morna permite você testar a temperatura com o cotovelo, sem se queimar ou sentir desconforto)
Profundidade da imersão: no máximo, 10 cm (o suficiente para cobrir a região)
Tempo de duração: cinco minutos (no máximo, 15 minutos, senão a imersão pode gerar maceração da pele, diminuindo a sua resistência)
Repetição: até 4 vezes ao dia
Cuidado: regiões dolorosas são menos sensíveis ao calor, então, atenção para não se queimar.
Duas dúvidas comuns sobre o banho de assento
“Posso usar a banheira?”
Claro, sem problemas, mas evite tempo excessivo, como falamos acima. Isso pode causar malefícios à pele.
“O que fazer depois do banho de assento?”
Cada médico vai determinar o tratamento da doença que afeta o paciente. Nos casos em que há dor após o banho de assento, seque a região delicadamente com toalha limpa para aliviar a dor.
Em seguida, se você estiver tratando hemorroidas, fissuras, eczemas e fístulas, aplique o medicamento recomendado pelo médico e use curativos, se necessário.
E, em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe. Estamos sempre à disposição.








Comentários