Olá, caros leitores! Nesta semana, vamos abordar algo muito importante: a saúde do intestino. E vamos fazer isso de uma maneira diferente, com um alimento que já faz parte da dieta de grande parte do mundo: a beterraba!
As propriedades da beterraba como um alimento excelente para o intestino foram publicadas em um estudo premiado da pesquisadora Sônia Oliveira, pela Universidade Federal da Paraíba.
Características da beterraba
A beterraba (Beta vulgaris) é uma raiz conhecida por sua vibrante coloração vermelha e seu sabor doce-terroso. Rica em nutrientes e compostos bioativos, ela tem atraído crescente interesse devido aos seus benefícios para a saúde, incluindo suas propriedades relacionadas à saúde intestinal.
No referido estudo, a pesquisadora analisou partes da raiz e dos talos/folhas e sua relação com o microbioma intestinal.
Relação entre beterraba e intestino
Como já era sabido, tanto as raízes quanto as folhas da beterraba têm altos teores de fibras solúveis, insolúveis, pectina betalaínas e uma variedade de compostos fenólicos.
Além disso, ela também ela estimula, segundo a pesquisa, o crescimento de bactérias probióticas como lactobacillus, enterococcus e bifidobactérias – que são “amigas” do intestino. A pesquisa também constatou uma diminuição da população de bactérias nocivas como bacteroides, Clostridium, entre outras. Com isso, ocorre:
Melhor controle do PH
Aumento da atividade metabólica local
Produção de ácido lático, butírico e propiônico
O consumo de glicose pelas bactérias aumenta, o que demonstra maior atividade dos microrganismos.
Beterraba é um alimento funcional
Sendo assim, foi visto que a beterraba se comporta como alimento funcional e pode ser explorada na produção de suplementos e produtos alimentícios com capacidade prebiótica.
Em outras palavras, prebióticos são compostos alimentares não digeríveis que servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino, ajudando a promover o equilíbrio da microbiota intestinal.
Beterraba é um excelente alimento para o intestino
A conclusão, claro, é que a beterraba é dos alimentos aliados da saúde intestinal. Abaixo, vamos listar alguns exemplos dos compostos contidos na beterraba.
1. Fibras solúveis e insolúveis
A beterraba contém uma combinação de fibras solúveis e insolúveis, essenciais para a saúde digestiva.
Fibras solúveis: ao serem fermentadas pelas bactérias intestinais, produzem ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), como o butirato, que têm efeitos anti-inflamatórios e protetores no cólon.
Fibras insolúveis: ajudam a aumentar o volume fecal e a regular o trânsito intestinal.
2. Betaína
A betaína é um composto bioativo presente na beterraba que auxilia no metabolismo celular e pode modular a inflamação intestinal. Estudos sugerem que ela também pode criar um ambiente mais favorável ao crescimento de bactérias benéficas.
3. Polifenóis e compostos antioxidantes
A beterraba é rica em antioxidantes, como os betalainas, que não apenas combatem o estresse oxidativo, mas também influenciam positivamente a composição da microbiota intestinal. Esses compostos servem como substratos para determinadas bactérias, potencializando seus efeitos benéficos.
Mantenha uma dieta balanceada
Para concluir, a ingestão da beterraba como parte de uma dieta equilibrada pode ajudar o organismo a:
Melhorar a qualidade e atividade do microbioma
Reduzir inflamação
Dar apoio ao sistema imunológico
Modular o eixo intestino-cérebro
Se mantenha atento à sua dieta, com alimentos naturais e minimamente processados, pois isso será cada vez mais importante para a longevidade com saúde.
Até semana que vem!
Komentarze