Como aliviar a dor da hemorroida após um dia de exagero?
- Dr. Bruno Giusti Werneck
- 23 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
A pessoa que tem sintomas e crises de hemorroida sabe que, após um dia de exagero, sempre vem a “conta para pagar”. Muitos já sabem os alimentos e atitudes que levam ao incômodo, mas, no momento de euforia e empolgação, os cuidados são muitas vezes colocados de lado.
Como não adianta sentir culpa, é hora de entender como aliviar a dor da hemorroida. Muitas vezes, ter uma atitude ativa e positiva quando o problema acontece ajuda muito a diminuir os sintomas e até a intensidade da dor da hemorroida.
Em diversos posts aqui no blog, falamos sobre os sintomas da doença hemorroidária e também os fatores que podem desencadear o problema. Já falamos sobre os alimentos que podem ou não contribuir para o problema, bem como sobre certos comportamentos.
Por exemplo, pimenta não necessariamente causa hemorroidas, mas o poder vasodilatador desse tipo de alimento gera um aumento do fluxo sanguíneo nos vasos locais.
Outra dúvida comum é ficar muito tempo no sanitário, mexendo no celular, por exemplo. Isso realmente pode gerar uma pressão local e estimular o surgimento de hemorroidas.
Relembre as características das hemorroidas
As hemorroidas são como almofadas acolchoadas no canal anal. Abaixo da pele, estão localizados inúmeros vasos sanguíneos que têm como função amortecer a passagem das fezes e também ajudar a manter o ânus fechado durante o repouso.
Porém, tudo o que gera traumatismo local – como fezes endurecidas, moles demais ou ácidas – pode induzir um processo inflamatório com formação de coágulos, inchaço, ruptura da pele local e, consequentemente, sofrimento.
Então, como aliviar a dor da hemorroida?
Às vezes, exageros vão acontecer. E, diante de uma crise ou dor de hemorroida, quanto antes forem tomadas medidas, melhor. Ao menor sinal de início de dor anal, exteriorização de nódulo pelo ânus ou sangramento, a primeira atitude é ter calma, ser racional.
Então, você poderá tomar as três medidas a seguir.
1. Volte aos bons hábitos alimentares
O retorno ao hábito saudável de vida sempre ajuda. Em outras palavras, retome a alimentação balanceada para que as fezes adquiram seu aspecto habitual e facilite o processo evacuatório. Além disso, interromper temporariamente a ingestão de bebidas alcoólicas é prudente. Por exemplo:
Coma alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes
Beba bastante água para manter o corpo hidratado
Suspenda o álcool para ajudar o organismo a recuperar

2. Aplique gelo para aliviar a dor da hemorroida
Caso forme um nódulo no ânus, não tente realizar manobras manuais para introduzi-lo de volta no canal anal. Raramente “manobras heroicas” serão eficazes e podem traumatizar a região e piorar a crise. Nesses casos, é melhor procurar ajuda médica.
Até que chegue o momento da consulta médica, você poderá aplicar gelo no local por cerca de 3 minutos, a cada oito horas. Isso pode ajudar a diminuir o edema (inchaço) e o sangramento. Envolva o gelo num pano, para evitar agredir ou até queimar a pele.
Além disso, os banhos de água morna têm ação analgésica. Mas cuidado! Não deixe a temperatura muito alta e não passe mais de 5 minutos na água, para evitar acidentes.
3. Tome a medicação prescrita pelo coloproctologista
Existem medicações que podem ajudar a aliviar a dor da hemorroida, inibir a piora e facilitar a recuperação. Mas toda e qualquer medicação deve ser indicada pelo médico coloproctologista que te acompanha. A escolha do remédio deve ser individualizada caso a caso.
Muitos pacientes já têm acompanhamento por crises anteriores e frequentemente têm medicações em casa. Esses remédios podem até ser utilizados quando os sintomas são típicos.
Porém, se os sintomas não melhorarem, consulte o especialista para verificar se não há um novo problema.
Sinais de alerta da piora da hemorroida
Caso as medidas acima não resolvam o problema, os sinais abaixo indicam piora da hemorroida e, por isso, a necessidade de avaliação médica imediata:
Febre
Sangramento que não melhora
Dor local persistente
Inchaço e dor na nádega (se for de um lado só, pode ser sinal de abscesso)
Impossibilidade de evacuar
A maioria das crises de hemorroida é simples e pode ser tratada de forma local. Quando há complicação ou recorrência da hemorroida, pode ser caso de cirurgia – convencional, laser ou até mesmo robótica.
Geralmente, a cirurgia de hemorroida de urgência é indicada para casos em que há:
Infecção
Abscessos
Gangrena
Cuide-se para prevenir as crises de hemorroida
Cuidar da saúde intestinal e ter autoconhecimento do próprio corpo sempre ajudam a manter o ato evacuatório sem traumatismos. Mas, claro, eventualmente podem ocorrer problemas e, assim, será preciso adotar medidas para aliviar a dor da hemorroida.
Mantenha o foco na identificação precoce dos sintomas e procure ajuda sempre que necessário. Você não vai se arrepender!
Boa semana!




