Na semana passada, eu estava acompanhando as notícias sobre saúde intestinal e me deparei com uma matéria com o seguinte título: “Forçar para evacuar não é saudável e pode deixar o reto para fora”.
“Pelas barbas do profeta!” (saudades do querido Silvio Luiz), quase caí da cadeira! Tive que ler. Propaganda é mesmo a alma do negócio… O artigo não é ruim e posso dizer que é até bem completo, mas erra num fato muito sério a respeito de prolapso retal e constipação: confundir causa com fator contribuinte.
Pessoal, nós já pudemos conversar muitas vezes e aprofundar sobre as causas da constipação. Sabemos que até 30% da população tem o intestino preso e, se isso causasse a prolapso retal, viveríamos em um caos.
Ainda que forçar para evacuar não seja indicado, precisamos organizar melhor os pensamentos para entender se a prisão de ventre causaria mesmo a exteriorização do ânus.
O que é prolapso retal?
Conhecido popularmente como “reto para fora”, o prolapso retal consiste na exteriorização da parede do reto através do ânus, ou seja, a mucosa intestinal fica exposta e pode causar muito sofrimento à pessoa.
O tamanho do intestino exposto varia muito, podendo ser desde uma pequena proeminência anal que retorna espontaneamente para dentro, até um grande volume que fica constantemente para fora e impede a pessoa de vestir suas roupas normalmente.
Para quem não entendeu essa explicação, de maneira grosseira, o aspecto é de um ânus aberto, com o intestino “virado do avesso”.
Causas do prolapso retal
O problema do prolapso retal é basicamente de sustentação. Em outras palavras, as estruturas que seguram o intestino dentro da pelve perdem sua função e o intestino começa a se movimentar em direção ao canal anal.
As principais causas conhecidas do prolapso são:
Envelhecimento
Desnutrição
Lesões estruturais da pelve (espontâneas ou cirúrgicas)
Infecções parasitárias
Tosse e espirros crônicos
Alterações crônicas da evacuação (aqui está incluída a constipação, mas como fator associado)
Lesões neurológicas da coluna
Síndromes genéticas
Sintomas do prolapso retal
Os principais sintomas que uma pessoa com prolapso retal apresenta são:
Sensação de volume exteriorizado pelo ânus
Sangramento e secreção na roupa íntima
Massa vermelha exposta
Prolapso retal é perigoso?
As pessoas geralmente perguntam se prolapso retal é um problema perigoso. “Pode virar câncer, doutor”?
A grande maioria das pessoas não tem nenhum risco de problemas graves associados ao prolapso. Em raros casos, pode haver sofrimento da parte exposta com sangramento e até lesão desta parte do intestino. É por isso que todos os casos devem ser avaliados por um especialista.
Mas não se preocupe, o prolapso retal não é fator predisponente para transformação maligna, isto é, câncer.
Tratamento para prolapso retal
Para você que já está se perguntando, existe tratamento para o prolapso retal.
As causas nutricionais sempre devem ser abordadas, mas predominantemente o que traz a resolução do problema é uma intervenção cirúrgica. A via preferencial é minimamente invasiva por laparoscopia ou robótica, mas abordagens transanais também são possíveis em casos selecionados.
Conclusão
Em resumo, a constipação intestinal está relacionada fortemente a ocorrência do prolapso retal, mas não como causa isolada do problema. Sendo assim, todos os casos devem ser analisados individualmente, e não se deve entrar em pânico se o intestino não funcionar adequadamente.
Para tudo, uma abordagem correta leva aos melhores resultados.
Até mais!
Comments