top of page

Sangramento anal: será que estou com câncer?

A hematoquezia, exteriorização de sangue pelo ânus, é um dos principais motivos de consulta no consultório do Coloproctologista e uma causa frequente de ansiedade e medo no paciente. Uma pesquisa rápida na internet e pronto, lá se apresentam todas aquelas informações sobre câncer de intestino. Mas, será que a maioria dos pacientes apresenta câncer mesmo?

A resposta é não, as causas mais comuns são doenças benignas (por exemplo: hemorroidas, fissuras anais, divertículos e angiodisplasias). É importante orientar as pessoas para que o medo exagerado não as leve a tomar atitudes erradas. A maioria dos pacientes com este sinal apresenta doença benigna e de tratamento simples, basta consultar a especialidade certa.

Fonte da Imagem: http://sequipe.com.br/site/noticias/detalhe/73/

Preste bastante atenção, qualquer extravasamento anal de sangue é importante e deve ser avaliado pelo médico especialista!

Quando o sangramento intestinal, vem acompanhado de alguns sinais e sintomas de alerta, a consulta deve ser marcada com maior urgência, são eles a saber:

- anemia

- emagrecimento sem explicação

- fezes com sangue misturado em seu interior (fezes vermelhas)

- cólicas e dores abdominais frequentes

- alteração do hábito do intestino (diarreia ou prisão de ventre de início recente)

Se o paciente apresenta sangue vivo, relacionado à evacuação, com ou sem dor anal e não identificou os achados acima, deve marcar consulta da mesma maneira, mas os riscos de tumores intestinais ou outras doenças graves é menor.

Fique atento, fique seguro!

コメント


bottom of page