Dor anal: Quando é hora de procurar um coloproctologista?
- Dr. Bruno Giusti Werneck
- 16 de set.
- 2 min de leitura
A dor anal é uma queixa muito frequente em consultas coloproctológicas e pode ser indicativo de diversos problemas na região. Então, saber quando se preocupar e procurar um médico coloproctologista é muito importante.
Os motivos da dor no ânus podem ser desde uma evacuação com fezes endurecidas até um processo infeccioso ou tumoral, isto é, de câncer de reto, por exemplo.
O que fazer em caso de dor anal leve a moderada
Geralmente, quando a dor anal começa após um trauma local – como esforço ao evacuar devido à constipação, bem como higiene com atrito –, ela tende a ser passageira e de intensidade leve a moderada.
Essas situações não costumam necessitar de avaliação médica. Para diminuir o desconforto local, o que pode ajudar nesses casos inclui:
Banho de água morna por 5 minutos (banho de assento)
Alimentação rica em fibras (para prevenir a prisão de ventre)
Aplicar gelo no local por cerca de 3 minutos, a cada oito horas
Cuidado ao se assentar e ao fazer atividades físicas
Entretanto, quando a dor no ânus persiste por mais de dez dias ou duas semanas, ou apresenta intensidade crescente, um médico deverá ser consultado.
O que fazer em caso de dor anal persistente
A avaliação clínica é muito importante em casos de dor anal persistente, pois sabemos que várias doenças podem se manifestar com esse mesmo sintoma. Algumas delas são:
Hemorroida
Fissura anal
Fístula anal
Abscesso
Retocolite ulcerativa
Doença de Crohn
Câncer de reto
Quando o paciente relata dor no ânus, o médico coloproctologista também investiga sinais externos na região, o que ajuda a identificar a causa do desconforto.

Por exemplo, a dor no ânus pode vir associada a questões como:
Nódulo, endurecimento ou tumor no ânus – pode ser sinal de abscesso, fissura, crise de hemorroidas, tumores.
Febre – um quadro característico de abscesso, infecções, doenças inflamatórias intestinais.
Sangramento – comum em crises de hemorroidas, fissuras, abscessos, tumores, doenças inflamatórias intestinais.
Muco, pus ou catarro saindo pelo ânus – são sintomas de doenças inflamatórias intestinais, abscesso, infecções, tumores.
O exame clínico com o médico coloproctologista costuma ser rápido, questão de alguns minutos. Caso necessário, o especialista poderá indicar exames adicionais, como de imagem e laboratoriais.
Procure o coloproctologista se a dor no ânus persistir
O mais importante a ser levado em conta é que, se a dor anal persiste ou está aumentando, ou vem associada a outros sinais anais ou abdominais, não fique em casa. Essas são situações típicas em que é necessário procurar um médico especialista.
Vale lembrar que mesmo que a pessoa não esteja sentindo qualquer desconforto, a partir dos 45 anos, é hora de procurar o coloproctologista.
É fundamental romper o tabu com relação a doenças anais. Ao encararmos essas questões com naturalidade, fica muito mais fácil procurar ajuda quanto antes e, assim, começar o tratamento indicado.
Cuide-se!
Eu tô sentindo uma dor anal e não sei o quê já fui para o proctologista ela falou que era hemorróida passou um remédio tô tomando colocando a pomada mas não tá servindo de nada tô muito aperreado
De tempos em tempos sinto uma dor no canal anal que chego suar frio, é orrivel mas logo passa ,o que pode ser?
De tempos em tempos sinto uma dor que quase chego a desmaiar, deito relaxo e passa. Depois de algum tempo volta novamente. Fui ao médico uma vez e pós exame, ele disse ser crise de hemorróida. Um horror de dor.
Já fiz a cirurgia de hemorroidas a muitos anos atrás mais voltou e agora estou sentindo um desconforto anal.