Trombose hemorroidária: Cresceu um nódulo no meu ânus!
- Dr. Bruno Giusti Werneck
- 23 de set.
- 2 min de leitura
De repente, você percebe que tem algo incomum na sua região íntima. O crescimento de um nódulo no ânus causa espanto e medo de câncer entre os pacientes. Apesar de ser natural nos preocuparmos com os tumores malignos de intestino, reto e ânus, muitas vezes essa “tumoração” é, na verdade, uma trombose hemorroidária.
Características da trombose hemorroidária
Como já falamos algumas vezes aqui no blog, o tecido hemorroidário é composto por grande quantidade de vasos sanguíneos com sangue circulando. Às vezes sem causa definida ou devido a um trauma local, pode ocorrer o início de uma coagulação do sangue que, no caso da região anal, se manifesta com um nódulo local.
Para que você entenda o que seriam traumas locais típicos da hemorroida, segue uma lista:
Uso agressivo do papel higiênico
Por que a trombose hemorroidária surge rápido
Quando essa “cascata” de coagulação do sangue é ativada, o processo é rápido. Por isso, vários pacientes relatam o aparecimento súbito de um nódulo na região anal que é, além de tudo, doloroso.
Nos casos de hemorroida com essa nodulação, a pele distendida ficará quase transparente, o que permite a visualização da cor arroxeada do coágulo. Se ocorrer a ruptura da pele, pode haver sangramento e, eventualmente, a expulsão do coágulo.

O que fazer em caso de hemorroidas
Apesar de ser uma condição benigna e que, normalmente, se resolve de maneira espontânea, a hemorroida requer atenção. Em casos em que a trombose hemorroidária surge com frequência ou demora a passar, é importante que o médico coloproctologista seja consultado.
Essa consulta com o especialista ajuda também a investigar outras condições que podem se apresentar com sinais e sintomas semelhantes e necessitar de tratamento imediato, como:
Tumores, inclusive do canal anal
Condilomas (leia sobre HPV aqui)
Tratamento de trombose hemorroidária
Em muitos dos casos, o tratamento da trombose hemorroidária, envolve medidas locais:
Banhos de água morna por 5 minutos, duas a três vezes ao dia, para ajudar com a dor.
Gelo local por 3 minutos, duas a três vezes ao dia, em caso de inchaço e sangramento.
Correção do hábito intestinal, com ingestão de alimentos ricos em fibras e hidratação adequada.
Troca do uso de papel higiênico por lenços umedecidos ou higienização com água, para evitar.
Pode ser necessário o uso de medicações como:
Analgésicos para a dor
Anti-inflamatórios para a dor e inchaço
Flebotômicas (diosmina, hesperidina e cumarina) para diminuir inchaço e sangramento
Cirurgia para trombose hemorroidária
Em casos bem específicos de agravamento dos sintomas ou quando não há resposta ao tratamento clínico, a cirurgia para trombose hemorroidária pode ser indicada. Além da cirurgia convencional para hemorroidas, existem as seguintes opções:
Lembre-se de que a trombose hemorroidária é uma condição benigna, mas a automedicação é perigosa. Então, antes de começar qualquer medida clínica, consulte um coloproctologista!
Até semana que vem!
Cuide-se!