top of page

Tenho vontade de ir ao banheiro logo após comer: isso é normal?

Muitas pessoas sentem vontade de ir ao banheiro logo após comer. Isso é muito comum, mas incomoda muita gente. Então, hoje vamos tentar explicar por que isso ocorre e o que fazer para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.


Para discutirmos sobre esse tema, é preciso entender como funciona a propulsão do alimento até ele se transformar no bolo fecal e, posteriormente, ser eliminado em forma de fezes.


Como funciona a propulsão do alimento?

Para entender sobre a propulsão do alimento, devemos conhecer o papel do reflexo gastrocólico palavra grande, mas não tenham medo, pois não é difícil entender o princípio.


Toda vez que nos alimentamos, nosso organismo lança um estímulo para o trato gastrointestinal, anunciando que existe mais conteúdo para o estômago e que é necessário abrir mais espaço.


Isso se dá aumentando a motilidade intestinal, com movimentos propulsivos em direção ao reto e o ânus. Essa movimentação acontece por meio de contrações coordenadas do intestino – chamadas de peristaltismo.


Influências no trato gastrointestinal

O controle dessa situação toda de ter vontade de ir ao banheiro logo após comer é bastante complexo e multifatorial.


Tudo isso envolve mecanismos neurológicos e hormonais – influenciados por condições do próprio organismo –, bem como funcionais (como a Síndrome do Intestino Irritável) e ambientais (alimentação, estresse, sedentarismo).


Por que dá vontade de ir ao banheiro após comer?

O nosso cólon sigmoide (parte final do intestino) talvez seja a parte do intestino mais sensível a esse reflexo e empurra o bolo fecal em direção ao reto que, por sua vez, iniciará a sensação que culminará com a vontade de eliminar as fezes.


Então, a primeira coisa a se saber é que aquilo que você acabou de comer não está saindo. Parece óbvio, mas nem todos sabem disso.


Em outras palavras, nosso intestino tem mais de cinco metros, e o processo digestivo ocorre em todo o seu trajeto. Sendo assim, o que entrou pela boca apenas estimulou os resíduos da digestão a se movimentarem e, finalmente, a parte que está mais próxima ao anus é que irá sair.


Todo mundo vai ao banheiro após comer?

Muitos pacientes ficam em dúvida e perguntam constantemente: por que sempre tenho vontade de ir ao banheiro após comer e outras pessoas não?


Cada pessoa tem uma resposta individual a estímulos alimentares. Aqueles com respostas mais exacerbadas à ingestão de alimentos manifestam várias vezes a vontade de evacuar após comer, até com diarreia associada.


Por outro lado, alguns pacientes são menos sensíveis e podem queixar de constipação.

A vontade de ir ao banheiro logo após comer não surge em todas as pessoas
A vontade de ir ao banheiro logo após comer não surge em todas as pessoas

Especialistas sabem que determinados nutrientes e períodos prolongados de jejum tornam mais intenso o reflexo gastrocólico. É por isso que, o período da manhã, após uma noite de sono em jejum, é o momento mais associado a vontade de evacuar logo após comer.


Condições que aumentam a vontade de evacuar

Outras condições associadas a essa vontade de evacuar são:

Cabe aqui colocar uma pequena informação sobre a cirurgia bariátrica tipo “by-pass”, um procedimento que modifica o trânsito normal no intestino.


Essa alteração permite que os nutrientes entrem em contato com determinadas partes do nosso intestino delgado, sem estarem devidamente digeridos. Por sua vez, isso gera uma condição chamada de Síndrome Dumping, especialmente se a pessoa ingere alimentos muito doces e em jejum.


A ingestão desses alimentos resulta em sintomas como dor de cabeça, taquicardia, sudorese, sensação de desmaio e diarreia.


Como reduzir o efeito do reflexo gastrocólico

Algumas medidas para reduzir o efeito do reflexo gastrocólico são simples, como:

No caso das intolerâncias alimentares, os pacientes devem ficar atentos e observar os sinais do organismo, bem como fazer acompanhamento médico.


Vale ressaltar que o consumo de alimentos gordurosos em grandes quantidades é prejudicial às pessoas operadas para extração da vesícula biliar.


Em alguns casos, pode ser indicado pelo médico o uso da ondansetrona. O medicamento é comum para tratamento de náusea, pois diminui a resposta muscular à distensão intestinal e minimiza também a intensidade do estímulo que e passado ao trato gastrointestinal.


Intestino irritável e disbiose

No caso de quem sofre com a Síndrome do Intestino Irritável, o tratamento pode ajudar, incluindo a utilização de medicações antiespasmódicas, antidepressivos tricíclicos e inibidores da receptação da serotonina (citalopram e fluoxetina, por exemplo).


Já a abordagem do microbioma com uso de probióticos, prebióticos e até antibióticos pode ser útil em alguns casos.


No caso de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, é fundamental evitar alimentos com alto teor de açúcar, principalmente em jejum, para diminuir a chance de Síndrome Dumping.


Como usar o reflexo em seu favor

Um fator interessante é que, se sabemos detalhes do reflexo gastrocólico, podemos também usá-lo em nosso favor.


Por exemplo, pessoas que costumam ter o intestino preso podem estabelecer uma rotina de sempre tentar evacuar após o café da manhã. Outra maneira é usar laxativos estimulantes, sob orientação médica, pois estimulam o peristaltismo nesta hora do dia.


Aviso importante

Qualquer medicação citada nesse texto deve ser indicada por profissional médico especializado. Além disso, pesquise e entenda melhor do assunto, antes de pensar em usar laxativos estimulantes, como Sene, por longos períodos.


Esperamos que agora você tenha entendido melhor por que é comum termos vontade de ir ao banheiro logo após comer.


Não se esqueça de enviar dúvidas para que possamos tornar nosso blog cada vez interessante. Até semana que vem!

Comentarios


bottom of page